Carantonha- s.f.-contorsão do rosto, esgar, máscara, cara feia, carranca, caraça. * Em criança, na região de onde sou natural, e onde então vivia, quando se brincava ao carnaval, o artefacto que nos ocultava o rosto, era a carantonha porque por norma era coisa feia. O tempo passa, a evolução acontece, e hoje, pelo menos quando jogamos ao carnaval, usamos uma máscara. Ou será que não a usamos todos os dias?
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Regresso
fotografia actual, obtida por Amílcar Mendes
Caros carantonhas, cá estou de regresso e pronto a deixar aqui, de vez em quando, um ou outro escrito que julgue de interesse. Regresso da Costa Nova, praia, onde estive quase dois meses, com dias para todos os gostos e que tentei aproveitar o melhor possível
A fotografia que fica aí em cima não é de duas casas geminadas, muito menos gémeas, isto é, nascidas no mesmo parto, nem se trata de mãe e filha, como possa parecer. São simplesmente duas casas a imitar os antigos palheiros da Costa Nova do Prado.
Voltarei ainda aqui para continuar a falar da praia, até porque quero falar do palheiro de José Estêvão e de Eça de Queirós, seu frequentador.
Deixo aqui uma outra fotografia, de autor desconhecido, mas identificada como sendo do ano de 1870, e que nos mostra como a Ria de Aveiro estava bem próxima das casas, ao contrário de hoje, bem longe destas, em virtude do espaço que lhe foi roubado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário