Carantonha- s.f.-contorsão do rosto, esgar, máscara, cara feia, carranca, caraça. * Em criança, na região de onde sou natural, e onde então vivia, quando se brincava ao carnaval, o artefacto que nos ocultava o rosto, era a carantonha porque por norma era coisa feia. O tempo passa, a evolução acontece, e hoje, pelo menos quando jogamos ao carnaval, usamos uma máscara. Ou será que não a usamos todos os dias?
terça-feira, 12 de maio de 2009
São Pancrácio
Algumas vezes, nos meus postais, costumo usar a expressão “valha-me São Pancrácio” ou “valha-nos São Pancrácio”, como outros costumam dizer “Valha-nos Deus” ou “Valha-nos Nossa Senhora” ou evocam S. João ou S. Judas Tadeu. Porque nunca me passou pela cabeça que tal santo existisse na agiologia dos santos. E não é que vim a descobrir que São Pancrácio existe mesmo!? Dizem-me que é o santo padroeiro do trabalho e da saúde, e que o seu dia é hoje, 12 de Maio.
Nasceu em Roma e foi baptizado aos 14 anos. Diz a tradição que era senador em Roma e um respeitado membro da corte do Imperador Diocleciano. Quando em 303 Diocleciano ordenou que os cristãos fossem perseguidos, ele arranjou uma maneira de esconder os cristãos, mas também escondeu a sua fé. Um dia recebeu da sua mãe e da sua irmã uma carta que o encorajava a revelar a sua fé. Então apresentou-se ao imperador e confessou-se cristão. Foi preso e martirizado para renegar a sua fé. Naquela época o martírio consistia em esmagar os ossos do braço, joelhos e pés, em prensas de madeira. Como não renegasse, foi decapitado em 304 DC.
A partir de hoje vou evocar o santo com mais convicção. Tenho dito.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário