sábado, 2 de abril de 2011

Dia Mundial do Livro para a Infância

Eu sou o mundo, e o mundo sou eu,
porque através do meu livro
posso ser quem quiser.
Palavras e imagens, versos e prosa,
levam-me a lugares vizinhos e distantes.

Na terra dos sultões e do ouro,
mil histórias se revelam,
tapetes voadores, lâmpadas mágicas,
Génios, Ghouls e Simbad,
contam os seus segredos a Sherazade.

A cada palavra em cada página,
viajo no tempo e no espaço.
e nas asas da fantasia
o meu espírito atravessa terra e mar.


Quanto mais leio, mais compreendo
que, com o meu livro,
estarei sempre
na melhor das companhias.
(Cartaz e mensagem do Dia Mindial de 2009)

Em 1967, a UNESCO instituiu o Dia Mundial do Livro para a Infância (em Portugal insistimos - quanto a mim erradamente, mas quem sou eu? - na designação Livro Infantil, teatro infantil, cinema infantil) e designou como promotor o IBBY (International Board on Books for Young People). Comemora-se em 2 de Abril, em honra do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, nascido nesta data, e que dedicou a sua vida a escrever histórias para crianças. Disse um dia ( cito de cor) “a minha vida é uma história maravilhosa”. O propósito da criação deste dia, foi o de despertar nas crianças o interesse pela literatura. Como curiosidade, diga-se que a literatura para a infância surgiu no séc. XVII, com Fénelon, “com a função de educar moralmente a criança”.

(François Fénelon, foi um teólogo católico, poeta e escritor francês, cujas ideias liberais sobre política e educação, esbarravam contra o “status quo” da Igreja e do Estado dessa época.)

Ler é aprender, ler é saber, ler é crescer. Portanto, carantonhas pais, avós, tios, tias, primos, padrinhos, outros parentes e amigos, os livros precisam de ser manuseados, precisam que lhes sintam o volume, o cheiro. Vamos lá a transmitir isso às crianças, e a incentivá-las à leitura. Elas vos agradecerão.

Sem comentários: