terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A alma tem a mesma idade que tem o céu?

Imagem retirada do livro O Pássaro da Alma

Assim mesmo, sem mais nem menos, foi esta a pergunta que o meu neto mais novo, o João, com 9 anos, encomendou à mãe, para que eu respondesse. Segundo diz a mãe, o João tem destes desarrincanços mais ou menos filosóficos, quando à noite vai para a cama. Pois é João, a pergunta é interessante, mas não sei se saberei responder, pois nunca fui muito forte a filosofia. Vou tentar responder-te de forma simples. Estou tentado a admitir que a alma tem a mesma idade do que o céu, mas inclino-me mais para a hipótese de que não. Porquê?, perguntarás. Como te ensinaram, a alma, que não se vê, - nunca ninguém viu - existe dentro do corpo. Também te ensinaram que quando o corpo morre, a alma separa-se do corpo. Ora, sendo assim, tem que ir para algúm lado, não é verdade? Diz-se que as almas boas vão para o céu, não é? As outras não nos interessam por agora. Bem, se vão para o céu, este tem de estar pronto para as receber, portanto tem de existir antes da alma. Isto é o que eu penso. Estarei certo? É uma questão que temos que discutir os dois. Portanto, ainda vou voltar ao assunto um dia destes. Por agora fica a promessa de que por teres tentado atrapalhar o teu avô, e atrapalhaste, vais ter de presente um livro muito bonito, O PÁSSARO DA ALMA, de uma autora israelita, Michal Snunit. Ora diz lá se não é bonito um livro que começa assim:

No fundo, bem lá no fundo do corpo, mora a alma.
Ainda não houve quem a visse,
Mas todos sabem que ela existe.
E não só sabem que existe,
Como também sabem o que lá tem dentro.
Dentro da alma,
Lá bem no centro,
Pousado numa pata
Está um pássaro.
E o nome do pássaro é pássaro da alma.

4 comentários:

Anónimo disse...

Dizem, que um corpo perde 33 gramas quando morre.
Será a alma!!!?
Bela questão, mas nunca saberemos.
A existência de uma alma, é um pouco como a religião. Ou se acredita, ou não.
Mas que algo pesa 33 gramas, pelos vistos, pesa!!!
Um outro tipo de reflexão...
Morrem milhões de pessoas por ano. Pesando 33 gramas cada alma...!
Todas indo para o céu, ou mesmo metade delas...
O céu já nos tinha caído em cima.
Ora, quem tinha medo de que o céu lhes caísse em cima da cabeça, eram o Astérix, o Obélix e todas as outras personagens desta maravilhosa banda desenhada que me acompanhou toda a juventude.
Até uma aldeia invencivel através da sua poção mágica, precisa de um MEDO.
Somos nós. Os Humanos e a sua consciência.
Se calhar... o que pesa 33 gramas é a consciência.
Embora, para alguns, conforme o povo diz, deveriam ter uma consciência mais pesada.
Enfim, divagações... motivos, para novas conversas.
Eis,como o meu sobrinho João, pôe uma questão à mãe para colocar ao avô, em que acaba por incentivar o tio a falar do Astérix.
Ganda João.

Pedro.

Anónimo disse...

Quem sabe ests tempo tão invernoso não tem a ver com o peso das almas no céu?...
Pelo que vi nem há duas horas, tanta chuva,vento, granizo... o céu deve ter andado em limpezas, deve estar bem mais leve...
Obg pela resposta.
Carla

Anónimo disse...

Bela perspectiva...
A da chuva lavar as almas
Costuma-se dizer que chorar, lava a alma através das lágrimas.
Se calhar o processo é o mesmo.
Bolas, para o que tem chuvido, muitas têm sido lavadas.
Tendo eu apanhado tanta nestes dias, será que corro o risco de encarnar noutra vida!!!?
É que só me faltava mais isso.
Apesar de tudo, gosto muito da minha. Alma, consciência, ou lá o que pesa 33 gramas.

É bom, encontrar-vos por aqui.

Pedro.

De Amor e de Terra disse...

Gostei muito da resposta que deste ao teu neto, muito mesmo!
E da prenda, claro está; vou procurar esse livro, já que me deixaste tão curiosa.
Quanto à alma,será que não foi tudo feito ao mesmo tempo?!


Beijos

Maria Mamede