segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

A minha cidade


Hoje dediquei um pouco do meu tempo a revisitar a poesia e prosa poética do poeta Jorge de Sousa Braga, autor de que gosto particularmente. Uma das notas que podemos encontrar na sua poesia é a ironia, a par de um profundo sentimento de ternura perante o mundo. A sensualidade e a sexualidade estão também presentes na sua poesia, não fosse ela criação de um médico. Vejamos alguns textos sobre o Porto, cidade onde vive e que é também frequente na sua obra.

ACONTECIMENTOS EXTRAORDINÁRIOS NA CIDADE INVICTA
1
O arco-íris que hoje se desenhava sobre o Porto apresentava uma cor a menos – o verde. Após uma rápida investigação resolveu-se o mistério: uma vaca fora vista ontem a pastar no arco-íris.

2
De manhã um som aterrador acordou a cidade. Era um Boing que ensaiava com a cria – um bimotor implume, as primeiras acrobacias aéreas.

3
Funcionários públicos começaram à hora do almoço a invadir os jardins da cidade. As primeiras vítimas da sua voracidade foram as rosas. Sangrentos recontros têm-se sucedido agora na disputa de um simples amor-perfeito. Reunido de emergência, o executivo camarário decidiu aumentar substancialmente a verba destinada aos jardins.

4
Na reunião da comissão de moradores de um dos bairros da cidade, foi aprovada por unanimidade a substituição dos candeeiros de iluminação pública, por pirilampos.

Alguns comentários ao texto:
1- Sempre pensei que o verde teria desaparecido para pintar um jardim, no sítio de onde foi “criminosamente” retirado na sala de visitas da nossa cidade.
2- Não seria antes o treino de um daqueles pequenos objectos voadores que lá para Setembro vêem aqui fazer o Red Bull Air Race, e pôr uns largos milhares de cabeça no ar?
3- É estranho que funcionários públicos – seriam jardineiros? – tenham procedido desta maneira. Seria uma forma de protestar contra a edilidade? Mas fico contente pelo aumento de verba para os jardins, porque será a oportunidade de o jardim da minha zona- a Praça das Flores – ter algumas flores, em vez de horríveis canteiros de granito guarnecidos com arbustos, arbustinhos e outra espécies estéreis. Já agora os funcionários públicos podem trazer também as rosas e os amores-perfeitos.
4- Agora se percebe o que se passa em alguns bairros da cidade, por exemplo, Aleixo, Cerco, Lagarteiro.

Jorge de Sousa Braga nasceu em Vila Verde em 1957, reside no Porto, onde exerce medicina, na área da Obstetrícia. Os seus cinco primeiros livros datam dos anos oitenta, e estão reunidos no volume O Poeta Nu.Traduziu Jorge Luis Borges, Appollinaire, Li Po, Matsuo Bashô. Foi distinguido com o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, pelo seu livro Herbário.

Sem comentários: