sexta-feira, 17 de abril de 2009

Ai se a voz nos doesse!...

Há maldições que tardam em nos abandonar. Continuamos a ser pequenos. A pensar pequeno. E pelos vistos assim vai continuar a ser. Quando me refiro a nós quero dizer o país. Portugal. Um país que já foi dono do mundo. Pelos vistos a nossa pequenez é endémica. Mas a que vem esta arenga? Eu explico. Hoje, melhor, ontem dia 16, foi o Dia Mundial da Voz que se comemora desde 2002. Ideia de um médico português (hellas). Pela primeira vez ontem (acabou já hoje) teve lugar um espectáculo de Gala, a lembrar a data, que foi transmitido para todo o mundo pela RTP, e se realizou em Lisboa, no Teatro de S. Carlos. E então acabei de assistir àquilo que julgava já não ser possível.Que revela a nossa pequenez. No S. Carlos comemorou-se o Dia Mundial da Voz, com um espectáculo de fado!! O (dito) de Lisboa. Dos apresentadores, um tinha a voz roufenha, a outra dizia "támêm". E num dia mundial da voz transmitido para todo o mundo, não houve fado de Coimbra, não houve um cantor, (ou cantora) lírico, não houve sequer alguém a dizer um poema. Tudo demonstrações de voz. Só houve vozes roufenhas (c0mo convém ao fado de Lisboa). Valha-nos, que houve uma ou outra clara e intelegível. E então a assistência convidada, nem vos digo nem vos conto. A "fina flor" lisboeta, a representar a nossa pequenez. Valha-nos S. Pancrácio!

3 comentários:

Anónimo disse...

Peço desculpa!!!
Ainda estou imbuído do espirito do comentário anterior, acabadinho de excrever.
Eu nem vi o espectáculo.
Felizmente agora as alternativas são tantas.
Mas!!!!
Alguém no Norte organizou alguma coisa do género!!!????
Festejou alguma coisa.
Assinalou alguma coisa.
Ok! Se calhar aconteceu.
Mas não se soube.
Então que se façam ouvir.
Falta-nos no Norte quem se assuma. realmente , com credibilidade.
Sem serem, os do costume.
Carregadinhos de vicios de poder e de enriquecimento comum ilícito.
Ou então!
Se calhar o País é demasiado pequeno para tanta polémica.
Afinal, grande parte dos politicos de Lisboa até têm sido do Norte!

E agora vou-me deitar.

Biba o Porto.

Pedro.

Carantonha disse...

Caro Pedro
Ninguém no Norte tinha que organizar coisa alguma, pois a iniciativa é da responsabilidade de uma comissão nacionbal.
E eu nem sequer aludi a isso.Só me referi criticando e estranhando, ao facto de no dia mundial da voz, só se ter apresentado um espectáculo de fado. A voz não é só isso. É também discurso, canto lírico, declamação, coros, etc. Só assim se faria (se faz) uma plena demonstração desse importante instrumento humano que é a voz.
Tenho dito.

Anónimo disse...

Tem dito, e disse muito bem.
Extrapolei demasiado.
Ainda estava com o pica do futebol.
My mystake!!!
Porque, também na politica me custa um bocadinho o constante discurso dos coitadinhos do Norte que nunca recebem nada e que Lisboa é isto, é aquilo, etc...
Coitadinhos!!!?
Se somos, o que realmentes dizemos ser, que o demonstremos, faça-mo-nos ouvir. Tomemos a iniciativa.

Mas, realmente, esta conversa fica para uma outra altura. Que tenha mais a ver com o post inicial, que era afinal sobre, O DIA MUNDIAL DA VOZ.

Pedro

Pedro.