quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Acabem com a guerra, porra


Gostava de deixar aqui, não uma opinião, mas uma reflexão sobre o terrível conflito israelo-palestino ou palestino-israelita (e aqui a ordem dos factores não é arbitrária), mas não vou fazê-lo, pois temo correr o risco de repetir- e portanto tornar-me igual- o que tantos plumitivos, políticos, fazedores de opinião, senhores da guerra (pois também os há, ainda que não directamente metidos nela, antes interessados) já disseram. Que todos estes senhores se lembrem que numa guerra há sempre, pelo menos, dois opositores, e que ambos terão as suas razões. E como estou convencido que todos eles conhecerão a génese do território e do conflito, atrevo-me a perguntar quais os motivos que levam estes senhores acima citados, a tomar partido por um dos lados? Interesses, of course. Pela minha parte, embora tenha opinião sobre o conflito, não gostaria de tomar partido, uma vez que estou envolvido num conflito pessoal. Que é o de que, paradoxalmente, tomo o partido dos dois lados, uma vez que, embora não seja pacifista fundamentalista (não sou dos que dão facilmente a outra face), sou visceralmente contra a guerra, e o meu desejo é que os dois lados se entendam depressa, uma vez que inevitavelmente terão ad aeternum, de viver lado a lado. É então necessário que os senhores que governam o mundo instável em que vivemos, se mobilizem e desinteressadamente dêem as mãos aos dois lados. Assim seja. Este pobre escrito, em que afinal deixei uma tímida opinião, é o pretexto para deixar também dois belos poemas.
A GUERRA
Num ano qualquer,
houve uma batalha qualquer,
numa terra qualquer,
entre um rei qualquer
e outro rei qualquer.
No fim, um anjo qualquer
desceu no campo de batalha,
pegou nos cadáveres do rei qualquer
e do rei qualquer
e perguntou
para um deus qualquer:
_ Qual quer?
Poema de CARLOS PINHÃO, mais conhecido como jornalista desportivo, mas que foi também um excelente escritor e poeta, especialmente com obras para crianças
AS MÃOS
Com mãos se faz a paz se faz a guerra.
Com mãos tudo se faz e se desfaz.
Com mãos se faz o poema - e são de terra.
Com mãos se faz a guerra - e são a paz.
Com mãos se rasga ao mar. Com mãos se lavra.
Não são de pedras estas casas mas
de mãos. E estão no fruto e na palavra
as mãos que são o canto e são as armas.
E cravam-se no Tempo como farpas
as mãos que vês nas coisas transformadas.
Folhas que vão no vento: verdes harpas.
De mãos é cada flor cada cidade.
Ninguém pode vencer estas espadas:
nas tuas mãos começa a liberdade.
Poema de Manuel Alegre in O Canto e as Armas (1967), edição do autor (Poesia Nosso Tempo), Maio de 1970

1 comentário:

De Amor e de Terra disse...

Olá!
O Poema de Manuel Alegre, é sobejamente conhecido; no entanto, o de Carlos Pinhão, eu (pelo menos), não o conhecia, nem me lembro do autor. Por isso te fico duplamente agradecida.
Obrigada pela partilha e um beijo da

Maria Mamede