terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Rudyard Kipling

Há uns tempos, uma amiga, desafiou-me a dizer um poema célebre do poeta ingês Rudyard Kipling, o SE. Kipling escritor inglês, será (ou é) mais conhecido pelos seus clássicos da literatura para a infância, O LIvro da Selva, O Segundo Livro da Selva, a novela Kim, etc, do que pelos seus poemas. Quem não se lembra de ter visto no cinema, o excelente desenho animado da Disney, sobre o Livro da Selva? Os "cotas" como eu, lembram-se do poema dito por João Vilarett. Ora, o que me levou a escrever este texto, foi um facto curioso, daqueles que por vezes nos levam a dizer,"olha como são as coisas!". Em determinada altura da sua vida, mais precisamente em 1889, aquele que já era considerado um grande escritor de língua inglesa, candidatou-se ao jornal San Francisco Examiner. Na volta, recebeu como resposta a seguinte carta de rejeição:«Lamento, Sr. Kipling, mas o senhor não sabe usar a língua inglesa». E esta, hem? Eu diria mehor, valha-nos São Pancrácio. Num dos próximos dias vou trazer aqui o poema, até para vos falar sobre coisas curiosas que descobri nas traduções (há várias, umas melhores, outras piores) do mesmo.
E agora, despeço-me até mais logo, pois tenho que ir decorar o poema.   

Sem comentários: