quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Parabéns retardados




Foto de A. Mendes

Eh pa, aqui tinhas menos dois anitos!


O neto mais velho fez ontem anos. Por isto ou por aquilo, não tive oportunidade de o parabenizar (como estamos em rodagem para o acordo ortográfico, fica bem aplicar uma palavra oriunda do Brasiu). Como para mim o dia ainda não acabou, faço de conta que ainda estamos a 24, apesar de já estarmos nas 3h53 de 25.
Para ti, Ricardo, que sei que compreendes a mensagem, vou plasmar (outra palavra bonita) aqui uma prosa poética de José Fanha e um poema das Odes de Ricardo Reis, um heterónimo de Fernando Pessoa como sabes.
Primeiro José Fanha:

ASAS



Nós nascemos para ter asas, meus amigos.
Não se esqueçam de escrever por dentro do peito: nós
nascemos para ter asas.
No entanto, em épocas remotas, vieram com dedos
pesados de ferrugem para gastar as nossas asas como
se gastam tostões.
Cortaram-nos as asas para que fôssemos apenas
operários obedientes, estudantes atenciosos, leitores ingénuos
de notícias sensacionais, gente pouca, pouca e seca.
Apesar disso, sábios, estudiosos do arco-íris e de coisas
transparentes, afirmam que as asas dos homens crescem
mesmo depois de cortadas, e, novamente cortadas,
de novo voltam a ser.
Aceitemos esta hipótese, apesar de não termos dela
qualquer confirmação prática.



Por hoje é tudo. Abram as janelas. Podem sair.

Agora Ricardo Reis:

Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Pôe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a Lua toda
Brilha, porque alta vive.

E não resisto a terminar com os dois primeiros versos (de quatro) de uma outra ode de Ricardo Reis:

Quer pouco: terás tudo.
Quer nada: serás livre.











3 comentários:

Anónimo disse...

Agradecimentos retardados.
Queria agradecer o facto de tão conceituado blog (pelo menos para mim), tenha dedicado um pouco do seu espaço para me desejar um feliz aniversário. Tudo isto a um rapaz na idade da "bandidagem" (também sei ou tento adaptar-me ao português do Brasil). Eu não fumo, bebo, consumo drogas ou roubo, mas gostava que um dia me chamassem bandido. Mas parece que para tal teria que enveredar por caminhos como a política ou arbitragem. Isso é que não. Vou ter que guardar o meu desejo de ser bandido nos meus sonhos.

Obrigado,
Do teu neto.

Pedro disse...

De encontro ao comentário anterior.

Quem é que não gostava!!!?
De ser um "bom" bandido.
Roubar um banco, (sim... porque eles podem ser roubados, já que nos roubam tanto, "legalmente".)e depois de roubar, estar em casa a espalhar o dinheiro pela mesa e pelo chão, até pela cama...;-), enquanto se ouvia as noticias sobre o espectacular assalto realizado nesse dia.
E... ter a certeza que foi o crime perfeito.
Sim. Porque crime, feio e humilhante não é roubar quem merece.
É roubar... e ser apanhado.
Como, eu tenho MUITO medo de ser apanhado, que remédio tenho de continuar a trabalhar.

Pedro.

P.S. Muito obrigado meu sobrinho pelo mote. Há uns dias que me apetecia escrever qualquer coisa mas faltava-me aquele "click".

Anónimo disse...

Tal tio, tal sobrinho, são Peixinhos.... Lol
Eu como não tenho muito jeito para escrever nem usar palavras "Portubrasileiras", vou-me dedicando ao meu facebook e a paralapiar no chat com o meu sobrinho Jonas, ambos descobrimos que podemos falar a escrever.
EHEHEH
Paula