domingo, 10 de maio de 2009

Muletas

Não, carantonhas, não é o "muleta negra", não senhor. Do que me proponho escrever é de uma muleta, ou se quiserem, vício de linguagem, utilizada pela maior parte dos nossos repórteres de televisão. A muleta é o "então".
Vejamos então:
"Repórter, microfone na mão, à porta da casa do acidentado:
- Então é assim. Vou desviar-me então um pouco para a esquerda, para que o nosso repórter de imagem possa filmar a porta por onde então o homem saiu. Como vêem é uma porta lacada a branco, com puxador dourado. Foi por ali que então o homem saiu e começou então a caminhar rua abaixo, com a sua pasta de executivo na mão. Então não reparou numa pedra solta, e então tropeçou, caiu e rolou pela rua abaixo. Quando o foram então levantar, viu-se então que partira os óculos, esmurrara as mãos e a testa, e rasgara então o fato. Por se suspeitar que pudesse então ter alguma fractura, foi então levado ao hospital, onde antes de seguir para tratamento, pode então apresentar queixa , no posto policial do hospital, contra a Câmara, por não ter então removido a pedra solta. Então Zé, daqui é tudo e esperemos então pela reacção da Câmara."

Passe o exagero da caricatura, é assim, carantonhas, que os nossos repórteres usam e abusam de muletas. Então esta do "então" é demais. Então, tenho dito.

Sem comentários: