quarta-feira, 6 de maio de 2009

Insubmissões

Imagem "roubada" a madeiraviva.blospot.com

Este postal é especialmente para os meus netos Ricardo e João, com afecto.

"As grandes insubmissões sempre foram para mim as pequenas. Na minha vida lembro duas.
(...) Outra grande insubmissão foi a do mauricio, também nos primeiros anos do liceu.
Um dia o maurício faltou à aula das nove. Até aí, nada de particular. Saímos para o pátio e o maurício estava no campo de basket, perfeitamente equipado, sozinho, a lançar a bola ao cesto.
- Ó maurício, faltaste à aula das nove.
E o maurício, sem responder, imperturbável, continuava a lançar a bola ao cesto.
Tocou para a aula das dez.
- Ó maurício, não vens à aula?
O maurício não respondia. Continuava, imperturbável, a lançar a bola ao cesto.
Faltou à aula das dez, faltou toda a manhã. Nos intervalos saíamos e logo ouvíamos a bola contra a tabela. O maurício, sozinho, continuava a lançar a bola ao cesto.
Só se foi vestir quando tocou para a saída da última aula dessa manhã. Esperámos todos por ele. Não lhe perguntámos nada. E seguimo-lo cheios de admiração. O maurício, apesar dos professores, apesar dos contínuos, apesar da campaínha, faltara a todas as aulas.
Toda a manhã jogara basket. Sozinho. Contra professores, contra contínuos, contra a campaínha."

Gostaram?
Sejam insubmissos quando tiverem que sê-lo. Mas com respeito e conscientes.

Ruy Belo in Imagens vindas dos dias - Todos os Poemas, Livro I-Assírio e Alvim, 2004

Rui de Moura Ribeiro Belo, nasceu em 1933 em São João da Ribeira, Rio Maior.Fez os estudos primários, com os pais, professores. Frequenta Direito em Coimbra e em Lisboa, onde se formou. Cursou Direito Canónico em Roma onde se licenciou em 1957, com a classificação magna cum laude. Foi organizador de várias revistas literárias, e tradutor. Em Agosto de 1978 quando se preparava para concorrer ao lugar de assistente da Faculdade de Letras de Lisboa, instituição que sempre lhe recusara nela leccionar, morre subitamente na sua residência de Monte Abraão. Livros de Ruy Belo: Aquele Grande Rio Eufrates, Boca Bilingue, Homem de Palavra(s), País Possível, A Margem da Alegria, Toda a Terra, Despeço-me da Terra da Alegria.

2 comentários:

Anónimo disse...

Agradeço, desde já, pela dedicatória e pela menção honrosa do desporto que adoro. É verdade que nunca faltei a uma aula para jogar, mas também é verdade que nunca faltei a um treino para estudar. Mas é uma boa actividade, a de jogar basket na escola, já que na hora de almoço ((ou até mesmo em tempo de aulas) nada tenho para fazer.

Ricardo,
Abraço.

Anónimo disse...

Ah esqueci-me de dizer que o Maurício deve ser uma jóia de moço.

Ricardo