quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Abraçar é...

Hoje de manhã acordei bem disposto e com uma vontade enorme de que o dia me corresse bem, pois tinha combinado com o João sem Medo acompanhá-lo nos seus encontros com a Fada dos dois Caminhos, com o Homem sem Cabeça, com a Menina de Cristal, o Gramofone com Asas, o Príncipe de Orelhas de Burro, o Rocinante (esse mesmo, o cavalo de D. Quixote), a Menina dos Pés Ocos, a Pedra, e muitos outros. Frente ao espelho, sorri para ele, como faço quase todas as manhãs, ele sorriu para mim, (ou seria a minha imagem a sorrir para mim?) e eu disse-lhe:-Espelho meu, espelho meu (não, não lhe perguntei nada, eu já sei que sou o mais bonito!) hoje acordei tão bem disposto que vou abraçar todas as pessoas que encontrar na rua. O espelho abriu-se num largo sorriso, ficou do tamanho de toda a parede e assentiu com a cabeça (seria eu reflectido, a acenar?). Mas eis que, catrapuz, lá vem a ZON estragar-me o dia: telefone avariado, chamada p'raqui, chamada p'racolá, o saldo do celular a voar, corridas às lojas. Resultado:toca a desembolsar, telefone novo e dia estragado. E, zangado como estava, lá se foram os abraços. Mas para que os meus caros carantonhas não fiquem desapontados, aqui fica um texto muito bonito sobre o abraço:

ABRAÇAR É


Precisamos de quatro abraços por dia para sobreviver.
Precisamos de oito abraços por dia para manutenção.
Precisamos de doze abraços por dia para crescermos.

Virgínia Satir

"Abraçar é saudável. Ajuda o sistema imunológico, cura a depressão, reduz o stress e induz o sono. É revigorante, rejuvenescedor e não tem efeitos secundários desagradáveis. Abraçar é um remédio miraculoso.
Abraçar é natural. É orgânico, naturalmente doce, sem ingredientes artificiais, não é poluidor, é amigo do ambiente e 100% motivador.
Abraçar é o presente ideal. Óptimo para qualquer ocasião, divertido de dar e receber, mostra atenção, vem em invólucro próprio, e é totalmente devolvível.
Abraçar é practicamente perfeito. Não tem pilhas que se gastem, é à prova de inflação, ,não engorda, não tem pagamentos mensais, é à prova de roubo e não está sujeito a impostos.
Abraçar é um recurso sub-utilizado com poderes mágicos. Quando abrimos os nossos braços e os nossos corações, incentivamos os outros a fazerem o mesmo.
Pense nas pessoas da sua vida. Há algumas palavras que queira dizer? Há alguns abraços que queira dar? Está à espera, na esperança de que alguém peça primeiro? Por favor, não espere! Tome a iniciativa!"

Charles Faraone
In O Pequeno Livro da Canja de Galinha para a Alma

Vá lá, tome a iniciativa e venha de lá esse abraço, que eu estou de saída para o Púcaros. para uma sessão de poesia. Até amanhã.

1 comentário:

Pedro disse...

Eu bem tinha reparado no convite para o "Púcaros" na 4ª feira num comentário. Pensei logo que seria uma excelente oportunidade para lá voltar também.
Que saudades!!!
Até do saudoso "Pinguim", que tinha um ambiente mais "Urbano depressivo" que cativava. Para além da extraordinária "personagem" que era o saudoso Castro Caldas.
Mas, mais uma vez, não foi desta vez que voltei a usufruir da poesia dita pelo Grande Amilcar, meu pai.
To much work... To much to do...To much to think...E tão pouco para viver.
Mas, lá voltarei. Ao "Púcaros", ao "Pinguim" ou seja lá onde fôr onde eu possa ouvir poesia, gostar, o que não é fácil, confesso, e principalmente, algo que sempre adorei nestes ambientes. As extraordinárias pessoas que se conhecem. Que se ouvem, que se olham, que se partilham e admiram.
Quero tanto voltar a sentir que faço parte...
É por isso que gosto de passar por aqui. É a minha maneira de continuar a fazer parte...

E lembrei-me agora que já devemos um abraço um ao outro há já algum tempo.

Um abraço ao Carantonha Mor, por enquanto virtual.

Pedro.