terça-feira, 17 de novembro de 2009


De vez em quando, vou almoçar com o meu colega e amigo Nelson Ferraz. Por vezes, junto do seu local de trabalho topamos com uma feira do livro. Há uns tempos, quando olhávamos para os livros expostos, o meu amigo chamou-me a atenção para Aventuras de João Sem Medo do José Gomes Ferreira, que salvo erro, tinha começado a reler, e para uma fantástica citação, que era a seguinte:

É PROIBIDA A ENTRADA A QUEM NÃO ANDAR ESPANTADO DE EXISTIR

Expliquemos: O João era um rapaz "que vivia em Chora-Que-Logo-Bebes, exígua aldeia aninhada perto do Muro construído em redor da Floresta Branca onde os homens, perdidos dos enigmas da infância haviam instalado uma espécie de Parque de Reserva de Entes Fantásticos."
A floresta por trás do muro era -é - o sítio onde se instalaram os medos, os temores, os fantasmas (não serão estes também, medos? Fantasmas sem medo só conheço o Gaspar O Fantasminha) dos chora-que-logo-bebensses. Mas também as fantasias -há lá fadas, magos, árvores que andam e falam, e outros. Mas como medos e fantasias eram desconhecidas "dos infelizes chorincas que se lastimavam de manhã até à noite" ninguém tinha coragem sequer de espreitar por cima do muro, quanto mais de o ultrapassar para "combater bichos de sete bocas,gigantes de cinco braços ou dragões de duas goelas". Foi o que se propôs fazer, e assim fez, o nosso João, "farto de tanta choraminguice e de tanta miséria". E com tanta pressa o fez que nem leu o palavreado do letreiro até ao fim: É PROIBIDA A ENTRADA A QUEM NÃO ANDAR ESPANTADO DE EXISTIR. E se houver alguém que não ande espantado de existir, e queira saber toda a história, é aconselhável que leia o romance. É o que eu vou fazer, reler o livro, do qual já não lembro muita coisa. Se o fizerem, que vos aproveite.

1 comentário:

Pedro disse...

Ainda há poucos dias respondi num inquérito que não andava a ler nenhum livro, porque esperava pelo filme.
Como não devem fazer um filme sobre "Aventuras de João Sem Medo", acabei de encontrar o livro que vou ler nos próximos tempos. Alguém mo empresta por favor!!!?
Adorei...
"É PROIBIDA A ENTRADA A QUEM NÃO ANDAR ESPANTADO DE EXISTIR".

Abraço aos Carantonhas.

Pedro.